quinta-feira, 12 de julho de 2007

Escolha do Tema

A carruagem Encantada da Ana Jansen

Abordagem dos episódios curiosos e marcantes protagonizados por Ana Jansen, viúva retratada como destemida, sádica e desalmada, que tratava seus inimigos sem piedade. Viveu numa época dominada por uma elite machista e em geral fundada na exploração escravocrata. Atribui-se a ela, maus tratos e perseguição aos seus escravos. Depois de morta, lhe foi lançada um maldição: percorrer as ruas antigas da cidade em sua carruagem encantada puxada por cavalos sem cabeça, conduzidas por um escravo também sem cabeça.
O enfoque deste tema, começa quando Riba, um garoto de oito anos que gosta de ouvir as histórias do seu avô, anda assustado, mas ao mesmo tempo intrigado, desde que ouviu as histórias horripilantes sobre a lenda da carruagem encantada de Ana Jansen.
Seu Zeca, bom contador de histórias é convidado para relatar essa incrível lenda na sala de aula, acompanhado pela professora Geise, que enriquece o assunto com dados históricos sobre o contexto político e social do Maranhão do século XIX, época que viveu Ana Jansen.